Gregório III Laham (árabe: غريغوريوس الثالث لحام) é o atual Patriarca Greco-Melquita de Antioquia e de todo Oriente, Alexandria e Jerusalém, sucedendo Máximo V Hakim.
Nasceu em Daraya, perto de Damasco, Síria, em 1933, com o nome de batismo Loutfi Laham. Com 11 anos, ingressou no Seminário de São Salvador dos Padres Basilianos Salvatorianos em Shoof, Líbano. Professou seus votos religiosos simples na Ordem Basiliana Salvatoriana em 1949, e seus votos religiosos solenes em 1954.
Recebeu sua educação religiosa e filosófica no Seminário de São Salvador, em Joun, Líbano. Terminou seus estudos com a graduação em Teologia em Roma, sendo ordenado sacerdote em 1959 na Igreja da Abadia de Grottaferrata, que fica ao sul da cidade.
O futuro patriarca recebeu um doutorado em Teologia Oriental pelo Pontifício Instituto Oriental em Roma depois de sua ordenação. Serviu então como superior do Seminário Maior São Salvador de 1961 a 1964. Neste período, em 1962, fundou a revista Al-Wahdah - Unidade na Fé, a primeira revista ecumênica a ser publicada em árabe.
Também fundou uma série de orfanatos e escolas técnicas.
Em 1981, foi ordenado arcebispo pelo Patriarca Máximo V.
Em 29 de novembro de 2000, foi eleito patriarca, sucedendo Máximo V Hakim, que resignou com 92 anos por causa de saúde prejudicada, e morreu sete meses depois.
Assumiu o nome de Gregório ("vigilante", em grego) depois do do Patriarca Gregório II Youssef, o último de sua ordem que tinha sido eleito patriarca (1864-1897).
Em 8 de maio 2008, juntamente com outros Bispos e Arquimandritas Melkitas, foi acolhido em Vaticano pelo Papa Bento XVI.
De 5 à 17 de agosto 2010 visitou o Brasil,passando por Boa Esperança onde se reuniu à Dom Spiridon Mattar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário e dê sua contribuição se você conheceu nosso Bispo Dom Spiridon ou conhece a Igreja Católica Greco-Melquita no Brasil!
Esteja consciente de que é responsável pelos seus comentários!
SEJA BEM VINDO!